É e não é!

Nos Graus Simbólicos é o mais praticado pelos Maçons do mundo, mas não é o mais praticado nos países do mundo, que neste caso é o REAA.

Vejamos o porquê:

Para uma população mundial de cerca de 7,4 bilhões de habitantes, os Maçons totalizam algo em torno de 3,6 milhões, ou seja, somos menos de 0,05% da população do planeta. Uma relação de 1 Maçom para cada 2055 habitantes.

Os 5 países com o maior número de Maçons são: (1) Estados Unidos (44%); (2) Reino Unido (7%); (3) Brasil (6%);; (4) França (4%);; (5) Canadá (3%); Outros (36%).

Como nos Estados Unidos o Rito mais praticado nos Graus Simbólicos é o Rito de York (Americano) e o contingente de Maçons daquele país representa 44% do total de Maçons do planeta, é realmente o mais praticado pelos Maçons do mundo. Todavia, excetuando-se um ou outro país das Américas, inclusive o Brasil, o Rito de York (Americano) é praticamente desconhecido no resto do mundo, em que predomina o REAA.

No Reino Unido, Canadá e outros países de influência inglesa pratica-se o Emulação; no Brasil perto de 75% pratica o REAA; na França e ex colônias francesas o REAA e o Moderno e nos demais países Europeus e suas ex colônias o REAA.

Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz