E a esmagadora maioria dos Maçons desconhece como, quando e onde tudo começou, havendo inclusive alguns eminentes autores nacionais que dizem ser uma invenção exclusivamente brasileira, derivada da expressão “bode preto”, que substitui a palavra “diabo”, o que não está correto. 
A associação do bode com a Maçonaria é muito mais profunda e perversa e se dá a nível internacional. Nicola Aslan inGrande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia“, afirma: Houve mesmo uma época, na Inglaterra, em que alguns gracejadores insistiam em que houvesse um bode na Loja, sobre o qual obrigavam os neófitos a montar.

Não existe bode na Maçonaria, mas…

Na mitologia greco-romana sim. Pan (“tudo” em grego), o deus dos caçadores, das florestas, da vida natural e da fertilidade, era representado com o corpo de homem e com barba, cornos, orelhas, pernas e patas de bode. Na batalha de Maratona, teria ajudado os gregos, amedrontando os persas, seus inimigos, originando-se daí a palavra pânico.

Não existe bode na Maçonaria, mas…

Na tradição judaica, cristã e islâmica sim. Com os demônios figurados como meio homem e meio bode.
A expressão “bode expiatório”, que significa a pessoa a quem é imputada a culpa alheia, é originária da tradição judaica de enxotar para o deserto, no dia da expiação dos pecados, um bode que carregava consigo os pecados do povo.
Pois alguns autores maçônicos nacionais, por desconhecerem essa antiga prática judaica, que é relatada inclusive no Antigo Testamento, desenvolveram a mirabolante explicação de que o bode representaria a discrição maçônica.
E o pior é que complementam essa tese estapafúrdia afirmando que os Maçons, ao serem torturados pela Inquisição nada revelaram. Desconhecem os autos da Inquisição em que se verifica que sob torturas, físicas ou psicológicas, tudo revelaram e até admitiram, para se livrarem das torturas, práticas inexistentes. Na literatura maçônica estrangeira nada se fala sobre isso!

Não existe bode na Maçonaria, mas…

Nas religiões afro-brasileiras sim. Dos 16 Orixás cultuados no Brasil, 10 deles recebem oferendas de caprinos: Iansã, Oxum, Obá, Nanã, Ewá e Oxalá (cabra); Ogum (cabrito); Ossaim e Obaluaiê (bode) e Exú (bode preto).

Continua…

Excerto do livro Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz

Quem quiser adquirir o livro pode tratar pelo whatsapp 21 99568-1350


Para entender melhor, leia também:

EXISTE BODE NA MAÇONARIA? Parte 1